Conservação e Higienização das Áreas Edificadas das Unidades de Conservação e Hortos Florestais Estaduais - ASG II.
ASG II

Sobre

Situação: Em andamento

Data de aprovação: 23/03/2021
Unidade de Conservação: Todas
Município: Todos
Proponente: INEA/DIRBAPE/GERUC
Instrumentos: Compensação ambiental
Gestor Operacional: Fundação São Francisco de Assis

Descrição: 

O Inea, por meio da Gerência de Unidades de Conservação (GERUC), vinculada à Diretoria de Biodiversidade, Áreas Protegidas e Ecossistemas (DIRBAPE), administra, atualmente, 37 unidades de conservação estaduais, além do Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia. Distribuídas por todo o território fluminense, são 202.330 hectares inseridos em unidades de conservação de proteção Integral, e 242.056 hectares em unidades de conservação de Uso Sustentável, envolvendo 52 municípios nas diferentes regiões administrativas do Estado.
A implementação destas áreas protegidas implica na necessidade de estruturação física e do fortalecimento operacional das mesmas em decorrência das competências que lhe foram atribuídas, a fim de que possa executar, de maneira efetiva, as ações relativas à implantação, gestão, proteção, fiscalização e monitoramento das unidades de conservação instituídas pelo Inea.
O desafio em fortalecer as UCs do estado do Rio de Janeiro, aumenta a responsabilidade do Inea em atender, com qualidade e segurança, as expectativas dos milhares de visitantes, que por diferentes motivações e anseios, estão cada vez mais à procura das áreas naturais protegidas.
Além disso, a atual pandemia gerada pelo novo coronavírus e a alta capacidade contágio requer cuidado redobrado com a desinfecção e higienização das áreas de receptivo de uso público.
Considerando a importância das unidades de conservação e o serviço a ser prestado à sociedade, o projeto tem como premissa, manter as infraestruturas físicas adequadas à recepção, à visitação e o estado de conservação das áreas principais de circulação tanto para os visitantes, quanto para os servidores e colaboradores da instituição.
O projeto trata do fortalecimento da estrutura estadual existente, voltada aos objetivos precípuos das Unidades de Conservação, visando a contratação de empresa de prestação de serviços para o atendimento das necessidades pertinentes à gestão operacional das unidades, proporcionando uma maior eficiência nas atividades cotidianas.

Objetivo Geral:

Prover o desempenho de atividades de suporte operacional de acordo com o escopo do Projeto, primando pelo princípio da eficiência, através da contratação de Empresa de prestação de serviços, visando o fortalecimento da estrutura de gestão das Unidades de Conservação administradas pelo Estado do Rio de Janeiro.

Objetivos específicos do Projeto:

Contratar Empresa especializada na prestação de Serviços Gerais, com as atividades de higienização e conservação das áreas edificadas das Unidades de Conservação do estado do Rio de Janeiro.